Domesticar o seu gerbil é uma tarefa simples e muito importante, aqui vai uns passo para você conseguir domesticar seu gerbilo:
Se você comprou seu gerbil de um bom criador, o trabalho de domesticar estará bem encaminhado. Lembre-se de esperar que o filhote tenha no mínimo seis semanas para levá-lo para sua casa. Este é o tempo necessário para que ele aprenda com sua família sobre a sociedade, e como não ter medo das pessoas.
- Primeiro, dê-lhes algumas horas para se acostumar com a nova casa. Então, coloque sua mão no chão do aquário e deixe que ele venha cheirá-la.
- Se ao invés de beliscar suavemente seu gerbil morde forte, a ponto de sangrar, e foge, isto é um sinal de mau temperamento ou falta de socialização desde cedo. Você pode devolvê-los ou trocá-los por outros gerbils que sejam mais dóceis e gentis, principalmente se crianças irão manusear os bichinhos.
- Toda manhã, quando você os alimentar, retire da ração as sementes de girassol. Coloque-as de lado em uma caneca perto da gaiola. Durante o dia, então, coloque algumas sementes na palma da sua mão. Não tente pegá-los. Rapidamente eles se acostumarão com a sua mão e passarão a vê-la como um maravilhoso comedouro de sementes de girassol. Depois de uma semana suba devagar a mão, pouco a pouco, toda vez que um deles sentar, abaixando devagar de volta.
- Você pode utilizar grãos de aveia para ajudar na domesticação.
Em menos de duas semanas eles devem estar bastante dóceis, e gostar de ser pegos. Mesmo que com cuidado e responsabilidade, não se recomenda que crianças manipulem os gerbils até se ter certeza de que eles estão completamente domesticados. Esses cuidados evitam experiências ruins, e é mais fácil e rápido domesticar gerbils quando apenas uma pessoa os manipula. Uma vez que eles se acostumem com o contato humano, gradualmente as crianças poderão começar a brincar com eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário