Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comportamento

Sapatear
             Há duas razões para os gerbils sapatearem: para avisar os demais da sua colônia do perigo ou por excitação sexual. Quando alarmados ou excitados, os gerbils fazem um sapateado ritmado e surdo com a pata traseira. Normalmente apenas um gerbil fará isto enquanto os outros apenas ouvem. É bastante interessante quando se tem vários terrários e um gerbil sapateia, e outro em outro aquário responde! É a sua maneira de comunicar o perigo. O som é produzido batendo ambas as patas no chão. É impressionante o quão alto e duradouro pode ser o som. Enquanto nós não somos capazes de diferenciar os dois tipos de sapateados, certamente os gerbils sabem a diferença. Um alarme de perigo produzirá um coro de respostas, já um sapateado de acasalamento será freqüentemente ignorado.
Pentear
             Pentear não é só uma maneira de manter-se limpo, mas também uma parte vital da infra-estrutura social dos gerbils. Casais, pais e filhotes gastarão muito tempo penteando-se uns aos outros. Penteadas regulares são um sinal de que tudo vai bem no grupo.
Brigas
           Há dois tipos distintos de brigas: brincadeiras e brigas sérias. As brincadeiras são freqüentes entre os gerbils, principalmente entre os filhotes Eles irão arremeter-se e saltar um sobre o outro, correndo pela gaiola em seguida. Eles ficarão em pé, nas patas traseiras, e tentarão bater uns nos outros (quase como os cangurus fazem). Quando selvagens, os gerbils vivem em grupos pequenos. Há um casal dominante, e alguns de seus filhos mais velhos que ajudam a cuidar das ninhadas. Quando um dos gerbils subordinados está pronto para começar sua própria família ele vai embora.
Quando mantidos em cativeiro os gerbils não podem ir embora. São forçados a viver como os humanos, adaptando-se ao ambiente e aos moradores. Muitas das brigas podem ser evitadas seguindo-se regras simples:

  • Sempre apresente gerbils estranhos usando o aquário de separação (detalhes na seção “O aquário de separação”). Filhotes jovens, pares sexualmente maduros, e um macho mais velho com um filhote se adaptam mais facilmente.
  • Nunca mantenha mais de duas fêmeas adultas juntas.
  • Nunca mantenha mais de quatro machos adultos juntos, embora haja histórias de sucesso com mais de sete.
  • NUNCA cruze mais de uma fêmea por gaiola.
  • Quando uma segunda ninhada chegar deixe no máximo 3 filhotes mais velhos para evitar superpopulação.
         Estes são alguns sinais de problemas: seu gerbil perde peso, tem marcas de mordidas na cabeça ou na cauda, e mais seriamente pára de dormir no ninho. Se você vir estes sinais pode estar havendo a iminência de um conflito. Um jeito de prevenir as brigas é manter um viveiro simples, com estruturas abertas e apenas uma caixa fechada para servir de ninho. Quando os gerbils brigam, são muito violentos e freqüentemente brigam até a morte. Uma vez que haja sangue numa briga, a reconciliação é improvável.
Marcar território
          Se você olhar para a barriga do gerbil verá uma pequena mancha; é a glândula odorífera. Ela produz uma secreção oleosa que eles usam pra marcar território. Eles marcarão tudo que estiver no território deles, incluindo a família. A marcação é feita esfregando a barriga ou montando no objeto ou no outro gerbil.
Cavar incessantemente nos cantos
         Muitas pessoas confundem o hábito dos gerbils de cavoucar suas gaiolas com a ânsia de sair, o que não é verdade. Trata-se de uma “cavação estereotipada” e é causada pelo instinto natural de cavar tocas. É um comportamento perfeitamente normal.
Fugir
          Gerbils, tendo os “péssimos” gênios que têm, são às vezes muito bons fugindo. É essencial que você tenha uma tampa em seu aquário e se certifique de que não há meio de escaparem. Se eles fugirem, feche todas as saídas de todos os cômodos da casa, ponha os gatos e cachorros para fora, ou num quarto fechado que você tenha CERTEZA que o gerbil não está, e comece a procurar.
         As escapadas não são como fugir para longe de casa, então comece procurando no cômodo onde fica a gaiola. Mova-se devagar, olhando embaixo e atrás dos móveis ou no canto do armário mais próximo. Quando você o localizar sente-se calmamente e espere que ele saia. Eles normalmente não resistem a vir investigar o que está acontecendo. Se eles forem dóceis, confiantes e reconhecerem em você a fonte da boa comida chegarão perto o suficiente para que você cuidadosamente os recolha.
       Freqüentemente o gerbil voltará direto para sua gaiola, se esta é colocada no chão, principalmente os filhotes. Mantenha um pedaço de tubo de PVC de cerca de 50 cm à mão. Deixe-o no chão perto de onde eles estão se escondendo. Sente-se a certa distância e fique quieto. Quando o gerbil vier investigar o tubo, jogue uma toalha por cima dele, tapando as duas pontas. Rapidamente, mas com cuidado, ponha suas mãos nas pontas do tubo. Para esta operação, você terá apenas alguns segundos. Uma caixa de sapatos com um buraco pequeno em um lado também funciona neste caso.
             Se você não conseguir resgatar seu gerbil de jeito nenhum, ou não puder encontrá-lo, espalhe sementes de girassol com um prato de água no cômodo (ou em vários cômodos, se você não puder identificar onde ele está). Conte o número de sementes, e volte para conferir depois. Assim que você encontrar as cascas, saberá onde o gerbil andou. Você poderá então construir uma armadilha com rampas subindo de um lado de uma torre alta o suficiente para que ele consiga pular para dentro da armadilha. A idéia é que ele consiga pular para dentro mas não escalar para fora novamente.

Tabela de CORES e GENÓTIPOS

GENÓTIPOS
 Na tabela abaixo pode ser observado como a maioria das cores se parece geneticamente. Nem todas as combinações estão listadas e algumas delas nem têm nome ainda ou se parecem muito com outras cores e não possuem um nome separado. Nesta tabela não está contido o gene de diluição uma vez que nem todas as combinações são conhecidas.
COR
GENES
  
A
C
E
G
P
agouti dourado
A-
C-
E-
G-
P-
argente golden
A-
CC
E-
G-
pp
argente cream
A-
Cc[h]
E-
G-
pp
black
aa
C-
E-
G-
P-
lilac
aa
CC
E-
G-
pp
dove
aa
Cc[h]
E-
G-
pp
DTW (dark tailed white)
--
c[h]c[h]
E-
--
P-
PEW (pink eyed white)
--
c[h]c[h]
--
--
pp
grey agouti
A-
C-
E-
gg
P-
slate (preto esfumaçado)
aa
C-
E-
gg
P-
REW (ruby eyed white)
aa
CC
E-
gg
pp
ivory cream
A-
CC
E-
gg
pp
ivory cream (light)
A-
Cc[h]
E-
gg
pp
DEH (dark eyed honey)
A-
CC
ee
G-
P-
nutmeg
aa
CC
ee
G-
P-
polarfox
A-
CC
ee
gg
P-
yellow fox
A-
CC
ee
G-
pp
apricot
A-
CC
ee
gg
pp
silver nutmeg
aa
CC
ee
gg
P-
argente nutmeg
aa
CC
ee
G-
pp
burmês (colourpoint black)
aa
c[b]c[b]
E-
G-
P-
siamês (light colourpoint black)
aa
c[b]c[h]
E-
G-
P-
colourpoint agouti
A-
c[b]c[b]
E-
G-
P-
light colourpoint agouti
A-
c[b]c[h]
E-
G-
P-
colourpoint gray agouti
A-
c[b]c[b]
E-
gg
P-
colourpoint slate
aa
c[b]c[b]
E-
gg
P-
safira
aa
Cc[b]
E-
G-
pp
topázio
A-
Cc[b]
E-
G-
pp
schimmel
--
CC
e[f]e[f]
G-
P-
red eyed schimmel
--
CC
e[f]e[f]
G-
pp
champagne
schimmel malhado
Para simplificar esta tabela, o gene malhado não foi incluído. São possíveis animais malhados de todas as cores. O animal possui a fórmula genética para a cor mais Spsp. O gene Sp clareia a cor. Nos animais brancos não é possível observar as manchas brancas, entretanto, nos animais brancos com cauda escura, é possível observar o tufo branco na cauda escura.

Identificando o sexo

  Quando a pelagem começar a cobrir os filhotes, você poderá identificar o sexo pelas tetinhas das fêmeas, que ficam bem visíveis nesta época. São pequenas regiões circulares sem pêlos na barriga, e em geral, só ficam visíveis 4 delas. Compare vários filhotes entre si, e, mesmo com pouca prática você perceberá a diferença. 



Se houverem dois filhotes da mesma cor e com sexos diferentes, é interessante procurar uma maneira de diferenciá-los, como a tonalidade da cor, pois há um período "intermediário" em que será bastante difícil identificar o sexo. Neste período, entre 3 e 5 semanas mais ou menos, a única maneira de diferenciar os sexos é pela distância entre o órgão sexual (que é uma pequena projeção, tanto em machos quanto em fêmeas) e o ânus. Nos machos, esta distância é maior do que nas fêmeas. Outra vez, é mais fácil identificar o sexo comparando os filhotes entre si.
Com cerca de 5-6 semanas, já será bem fácil identificar o sexo, pois os machos começarão a desenvolver testículos. No início, serão apenas pequenos montinhos, mas já será possível perceber bem a diferença em relação às fêmeas.
Veja a diferença:


FêmeaMacho



Idade

Macho

Fêmea

Adulto
7 semanas
4 semanas

Guloseimas para seu Gerbil

Guloseimas que pode dar aos seus gerbos:

Frutas (em pequenas quantidades, pois podem causar diarreia!):
-Mação (sem sementes)
-Bagas (morangos, mirtilos, framboesas)
-Romãs
-Uvas
-Ameixa
-Pêssegos
-Tomate
-Groselhas

Vegetais e Plantas (em pequenas quantidades!):
-Brócoles
-Cenouras
-Ervilhas
-Couve-flor folhas e caules
-Pepino
-Pimentões
-Alface (pequenas quantidades, de vez em quando - em excesso pode causar problemas no fígado)
-Couve de Bruxelas
-Espinafre
-Feijão verde
-Aipo
-Salsa

Amidos (em pequenas quantidades!):
-Biscoitos
-Batatas cozidas
-Pão (fresco ou congelado)
-Cereais matinais (baixo teor de gordura, sem adição de açúcar variedades)
-Tostinhas daquelas pequenas
-Milho
-Pretzels pequenas quantidades e com muito pouco sal
-Flocos de aveia

Proteínas (em pequenas quantidades!):
-Queijo (pequenas quantidades, ocasionalmente, como engorda)
-Bicoitos para cães
-Ovos (mexidos ou cozidos)
-Alfafa
-Grãos germinados / sementes, como aduki, alfalfa, grão de bico, ou brotos de feijão mungo (lavados e evitar feijão germinado)

Guloseimas doces (em quantidades muito pequenas!):
-Passas (sem sal)
-Damascos secos (sem sal)
-Fruta seca (sem sal)
-Fruto secos (sem sal)
-Sultanas

Guloseimas gordorosas (em quantidades muito pequenas!):
(Escolha coisas que não são salgadas, torradas, ou com peles)
-Amendoins
-Sementes de girassol
-Nozes (ligeiramente rachar os escudos e fazer o gerbos trabalhar para chegar à carne!)
-As sementes da melancia
-Pistachio
-Amêndoas
-Caju
-Avelã
-Castanhas
-Pinhões

Guloseimas que NÃO deve dar aos seus gerbos:

-Feijão (cru)
-Trevos - alto teor de ácido cianídrico (cianeto)
-Batata (crua)
-Ruibarbo
-Folhas de tomate
-Clematite
-Abrótea
-Erva-moura mortal
-Cicuta
-Hortênsia
-Hera
-Laburno
-Loureiro
-Oleandro
-Poinsettia
-Rododendro
-Teixo
-Iúca
-Os produtos lácteos em grandes quantidades (como na maioria dos mamíferos, incluindo a maioria dos humanos, gerbos têm dificuldade em digerir a lactose)
-Chocolate
-Comida para coelhos (contendo ingredientes antibióticos)
-Doces
-Caramelo
-Abacate - Tóxico para os seus corações
-Alho
-Tussilagem - pode causar cancro e é hepatoxico (tóxico para os rins dos roedores)
-Dente-de-lião - é um diurético