Image and video hosting by TinyPic

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Receita de raçoes

 Uma boa receita que eu utilizo é esta aqui:
  • semente de girassol
  • ração para pássaro preto
  • semente de girassol branco (isso foi difícil achar aqui)
  • trigo integral
  • ervilha seca
  • cevada
  • sorgo
  • semente de abóbora
  • soja
  • aveia integral
  • flocos de milho sem açucar
  • arroz com casca
  • lentilha
  • alpiste 
  • aveia em flocos (não achei a com casca e eles adoram roer o flocão)
  • trigo em grão
  • soja integral tostada e sem sal
  • alfafa desidratada
  • ervilha
  • amendoim (importante colocar pouco e escolher o pacote que não tenha amendoim feio ou velho)
  • milho
  • ração para gato ou cão
     


Coisas que eu acrescentei para complementar:
  • biscoito de cachorro
  • granola sem açúcar ou cereal de milho sem açúcar
  • ração para arara (uns sticks coloridos que tem)
  • ração da alcon club
  • ração da alcon legumes e vegetais
  • avelã, nozes ou amendoas (depende o que achar mais barato na época)



Coisas que eu dou a parte como agrado:
  • frutas liofilizadas
  • legumes e frutas liofilizadas da alcon
  • bolacha de água
  • uva passa
  • tenébrio
  • grilo
  • barata exótica

Filhotes

           Ao nascer, os filhotes são bem pequenos (3 cm, sendo 1 cm de cauda), pesam em média 2,5 gramas e possuem uma coloração rosada. Eles nascem cegos, surdos, sem olfato, sem pêlos e fazem um barulho bem peculiar, parecendo pios.Sao extremamente frageis e precisam de calor caso a temperatura esteja baixa! recomendo colcar  uma lampada  de 20w amarela para aquece-los.
 
          Com pouco tempo, já começará a surgir a pigmentação da pele, e um criador experiente já poderá saber quais as prováveis cores dos filhotes. Filhotes com base do pêlo escura apresentarão pigmentação escura na pele e filhotes com a base do pêlo clara, apresentarão pigmentação clara. Os malhados apresentarão mistura de ambas as pigmentações. Já no nascimento é possível saber a cor dos olhos dos filhotes: nos que tiverem olhos pretos, haverão manchas escuras na região dos olhos e nos que tiverem olhos vermelhos, a pele se confundirá com os olhos.
           Em poucos dias eles começarão a apresentar uma fina camada de pêlos, e após duas semanas, estarão com a pelagem completa. O olfato surge por volta dos 4 dias, a audição apenas alguns dias depois, e os olhos se abrem por volta de 15-20 dias.


Com poucos dias, eles já estarão "engatinhando" no ninho, e eventualmente dando passeios maiores pela gaiola. Com cerca de uma semana e meia, eles começarão a circular livremente pela gaiola.


           Não pegue os filhotes antes dos pêlos terem crescido (cerca de 15 dias), pois suas mãos podem modificar o cheiro do filhote e este poderá ser rejeitado pela mãe.  
          Quando já estiverem cobertos de pêlos, você poderá começar a amansá-los, acostumando-os com as mãos humanas. Segure-os delicadamente e com muito cuidado. Você se surpreenderá com o que um filhote é capaz de fazer! Mesmo antes de abrirem os olhos, eles podem pular da sua mão a uma velocidade surpreendente, se mostrando bastante "escorregadios". Muitos criadores inexperientes deixam seus filhotes caírem, o que pode machucá-los seriamente ou mesmo matá-los, simplesmente porque não imaginam que aquelas coisinhas pequeninas e delicadas possam ser tão ágeis. Para maior segurança, segure-os apenas em cima de um lugar macio (uma cama, por exemplo) e os mantenha bem próximos do chão (da cama, no caso).
Ao abrirem os olhos, os filhotes começarão a beliscar a comida sólida, mas não tome isso como um sinal de que eles já podem ser separados da mãe, pois eles precisarão de um tempo para se acostumar com a nova comida. Com cerca de 4 semanas, os filhotes começarão a desmamar, e deverão estar completamente desmamados por volta de 5 semanas, quando já poderão ser separados da mãe e divididos por sexo em gaiolas diferentes. Com 6 semanas, poderão ser encaminhados para um novo lar.

Reprodução de gerbils


Antes de começar a reproduzir gerbils ou esquilos da mongólia, há MUITAS questões que devem ser consideradas.  



           Criar gerbils não é apenas colocar um macho e uma fêmea juntos e esperar para ver no que vai dar. Não basta ler esta página para começar uma criação responsável, pois você precisará estudar  MUITO e se dedicar bastante. Afinal, você estará criando animais de estimação, e quanto mais tempo você gastar com os filhotes, amansando-os, melhores mascotes eles serão.
          Antes de mais nada, é necessário conhecer bastante sobre gerbils, sua procriação e sua genética, fazer um bom plano de criação, achar bons padreadores e pensar em qual será o destino dos filhotes. Eles serão vendidos para uma loja de animais (geralmente essas lojas não dão os devidos cuidados e não se importam com o destino deles) ? Você tem amigos que ficarão com eles? Você os anunciará em revistas e lojas de animais? Terá uma página na internet? E se não conseguir encontrar um bom lar para os filhotes? Estas são apenas algumas perguntas que você deverá se fazer antes de pensar em iniciar uma criação. Um gerbil tem, em média, 6 filhotes por ninhada e 7 a 20 ninhadas durante toda a vida, e isto significa que você precisará arranjar pelo menos cerca de 3 bons lares por ninhada.
          Como a maioria dos roedores, os gerbils se reproduzem com bastante facilidade, bastando juntar um macho e uma fêmea na mesma gaiola. No entanto, se ambos não se conhecerem desde filhotes, será necessário fazer uma cuidadosa apresentação, que nem sempre dá certo.
          O gerbil atinge sua maturidade por volta de 10-12 semanas de vida, e permanece produtivo até cerca de 18-24 meses. No entanto, se uma fêmea jovem for colocada na presença de um macho maduro, ela poderá ficar fértil antes do período normal.
          A fêmea entrará no cio a cada 4-6 dias em média e permanecerá fértil por cerca de 12 horas. O cruzamento normalmente deverá ocorrer à noite, quando o macho baterá várias vezes as patas traseiras no chão da gaiola e montará na fêmea. Se esta aceitá-lo, ela levantará a parte traseira e afastará lateralmente a cauda, se não, fugirá. O macho montará várias vezes na fêmea, por cerca de 2 segundos de cada vez, antes de ejacular. O macho checará seus órgãos genitais a cada vez que montar e desmontar, e quando ambos (macho e fêmea) checarem seus órgãos genitais, ele provavelmente terá ejaculado.
           O ideal é colocar apenas um macho e uma fêmea juntos, e mantê-los juntos durante toda vida. Os gerbils são monogâmicos e se apegam ao seu par, não devendo ser separados sem necessidade.



          Embora não pareça haver maiores problemas em colocar dois machos e um fêmea juntos (exceto pelo fato de que você não saberá quem é o pai), não é recomendado colocar duas fêmeas e um macho juntos, pois sendo a fêmea o sexo dominante da espécie, eventualmente elas podem brigar pelo macho.

           Em geral, cerca de 15 dias após o cruzamento, já dará para notar que a fêmea está prenha. Ela ficará mais gordinha, "barriguda" e arredondada, e, olhando de perto, você notará que a barriga dela está cheia de "carocinhos". Durante a gravidez, ela comerá e beberá mais, e é recomendável reforçar sua dieta com mais proteína (ração de gato é uma boa opção) e alguma vitamina líquida, como Vita Gold, Roevit ou Hidrovit, se você já não estiver usando-as.


          
A gravidez durará 21-24 dias e, em geral, pouco depois do nascimento dos filhotes, os pais acasalarão novamente. Se esta gravidez pegar, o que nem sempre ocorre, a implantação dos filhotes no útero sofrerá um atraso, e esta segunda ninhada só nascerá após o desmame da ninhada atual. Em geral, os gerbils têm ninhadas de 7 em 7 semanas, embora possam ocorrer até de 5 em 5 semanas.

          Não é necessário dar "descanso" artificial à fêmea, pois o próprio casal se regulará de forma a não se sobrecarregar com muitos filhotes. Às vezes, principalmente em se tratando de casais mais velhos, os gerbils darão descansos maiores entre as ninhadas.


          Uma dúvida que muitas pessoas têm é quanto a deixar ou não o pai na gaiola após o parto. Embora o pai se afaste do ninho por algumas horas (ou mesmo dias, em alguns casos) após o parto, ele deverá sim ser deixado na gaiola, pois mais tarde ele ajudará a criar os filhotes, limpando-os e tomando conta deles. Além disso, se o pai for removido da gaiola, será bastante difícil apresentá-lo à fêmea depois, sendo necessário fazer a apresentação. O macho tem mania de roubar os filhotes por se sentir sozinho então você deve coloca-lo de volta sem pega-lo na mão, pois a mãe pode estranhar o cheiro e regeita-lo.
          Não é recomendado deixar a ninhada anterior junto com os pais e a nova ninhada, a não ser que o espaço seja muito grande ou que a ninhada anterior tenha sido pequena, pois a mãe pode ficar estressada com a superpopulação na gaiola e matar os filhotes mais novos.
         Caso você não queira uma segunda ninhada, será necessário remover o pai da gaiola imediatamente após o parto, e a fêmea terá que cuidar dos filhotes sozinha. Embora esta não seja uma situação ideal, é a maneira mais econômica de impedir que eles cruzem novamente. A outra maneira seria castrando o macho, através de uma operação que deverá ser realizada por um veterinário especializado.
No caso de separação do casal, quando os filhotes desmamarem apresente um macho ao pai e deixe uma fêmea com a mãe, para lhes fazer companhia.

Gravidez

Oii Galera

Nova gravidez confirmada do casa Amendoim X Blanca!
ela esta com cerca de 20 dias de gestaçao , daqui a pouco teremos novos filhotes *-*



Já da pra notar a barriguinha!



;*