Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 3 de maio de 2011

Plantel

Plantel

           *Machos:     


Amendoin -   Golden agouti Aa CC EE GG PP





Climber   - aa CC E- G- pp Lilac 


         Marvim -   agouti    Aa CC EE GG Pp


                                       


Mayke  - Agouti Extreme Mottled A-C-E-G-P-Sp+


                                  

* Macho Cp



* Macho Hymalaia 



          *Macho Agouti Pied


 * Macho Yellow Fox


 * Macho Cp

* Macho Burmes

Macho Argent extreme motled


* Macho Lilac

   Fêmeas :

   Blanca        Pink Eyed White (PEW)  ** cbc( *) ****pp




Sapphira  Agouti


Charen   Extreme Mottled Preto aaC-E-G-P-Sp +


* Pinta   Fêmea Burmesa


*Femea Preta

* Fêmea Hymalaia


* Fêmea Hymalaia



Fêmea Argent Extreme Motled

Apresentação de Gerbil

     
  Gerbils são animais extremamente territoriais, e serão agressivos se postos com outros gerbils desconhecidos sem a devida apresentação ou preparo. O ideal é a apresentação desses animais quando pequenos ,mas se isso não for possível, da para apresenta los adultos com um certo preparo.
      Você precisará de um aquário ou gaiola que possa ser dividido ao meio, mas essa divisão se já não vir pronta, ela deve ser bem firme e segura pois eles podem cavar ou derrubar a divisão e começar uma briga. Há algumas caixas que podem ser compradas já com divisórias, mas são difíceis de encontrar. Para fazer o aquário, simplesmente use um de seus terrários e um tecido bem grosso ou tela firme como separador. O método mais seguro é dividir a gaiola de canto a canto. Observe os gerbils o máximo de tempo que for possível, até que você esteja certo que o aquário é seguro.
        Os gerbils ficaram de cada lado da gaiola para se acostumarem um com o outro, com o cheiro e etc.Troque os gerbils de lado no aquário de quatro a cinco vezes ao dia, durante uma semana. Após esse prazo, tire o separador.Caso  ocorra uma briga, volte a apresentação novamente. Planeje que esse contato seja feito quando você puder observá-los cuidadosamente durante cinco ou seis horas – ou seja, o melhor a fazer é remover o separador quando você estiver o dia todo em casa. Não os deixe sozinhos sem observação até que durmam juntos no mesmo ninho. Se você tiver que sair, recoloque o separador.

Alimentação

       A alimentação de um Gerbil é uma das partes mais importantes da criação e do bem estar do animal, a alimentação vai influencia na aparência, comportamento, saúde e etc. 
       A ração pode ser comprada ou ate mesmo feita em casa, mas o importante é a variedade e os niveis nutricionais dela.Há diversas receitas de raçoes que se pode fazer em casa, em breve faço uma Lista com elas aqui no blog.   
       Essa deve conter sementes, ração, verduras e se possível insetos, tais como grilos e tenébrios. Pode-se comprar alimentos próprios para gerbilos como os da ALCON (Essa é muito boa).
       Os níveis nutricionais recomendáveis para gerbilos são os seguintes: para manutenção: proteína 12%, gordura 6 a 8%; reprodução: proteína 15 a 16%, gordura 7 a 9%; animais velhos (após 2 anos de idade): proteína 10 a 11% e gordura 3 a 5%. No alimento e na Água  pode ser adicionado uma pequena quantidade de suplemento vitamínico em pó (Labcon Roevit),na agua pode ser adicionado varias vitaminas e complementos para melhorar a vidinha dos nossos gerbils uma delas é o GLICOPAN(alem de ser complemento vitaminico diminui o stress), o importante é usar esses complementos em água filtrada( sem cloro) . Pode-se fornecer comida a cada 2 dias, mas não deixar faltar alimento. Não deixar faltar água limpa para beber. 

Origem



Os Gerbils ou Esquilo da Mongólia, são roedores originários nas áreas de clima desértico da África, Ásia,China,Turquia e Índia.


FICHA TÉCNICA
Nome comum: Gerbil ou Esquilo da Mongólia
Nome científico: 
Meriones unguiculatus
Origem: 
Oriente Médio e Ásia Central 
Hábitos: 
alternam períodos de vigília e descanso tanto de dia quanto de noite
Expectativa de vida: 
3 anos
Idade máxima: 4 anos
Maturidade sexual: 65 a 85 dias
Gestação: 24 a 26 dias
Consumo de alimento/dia: 5 a 8 gramas para 100 gramas de peso.
Consumo de água/ dia: 4 a 7 ml por 100 gramas de peso.
Umidade ambiente recomendável: 30 a 50%
Temperatura ambiente recomendável: 22 a 23 graus C '
 
Compatibilidade: quando criada sozinha, a fêmea só aceitará o macho na época de reprodução. É interessante juntá-los antes dos dois meses de idade e não mantê-los separados por mais de 24 horas. Caso contrário poderão ocorrer brigas.